O músculo, a fera e uma xícara de chá

Por Roberto Carozo
Em:
Massoterapia
5/5/2022

O esternocleidomastóideo (o ECM) é um daqueles músculos que os massoterapeutas tendem a evitar porque há muitos cuidados ao aprender a trabalhar a região anterior do pescoço.

A primeira vez que nos aproximamos desta área na escola de massagem, somos recebidos com todas as bandeiras vermelhas. Compreensivelmente - ninguém quer ser processado. Se sua escola e seus professores não estivessem dizendo para você ter cuidado, isso seria uma preocupação ainda maior. A verdade, porém, é que o SCM pode ser manipulado para aliviar muita tensão na cabeça e no pescoço.

Se você sabe o que está fazendo. Se você sabe onde está a artéria carótida, a profundidade da veia jugular, a proximidade com o esôfago, a inervação do nervo acessório espinhal, a origem, inserção e ação do próprio ECM E as técnicas certas para aplicar - você está de festa! Psshhh… fácil.

Ou é? Isso é realmente muito para lembrar. E esta é apenas uma pequena parte da anatomia. A anatomia em torno do Piriformis, dos Adutores e do Subscapularis (para citar alguns) pode ser igualmente assustadora. O que acontece quando atingimos um nervo ou comprimimos uma veia? O que acontece se trabalharmos muito profundamente? E se realmente machucarmos alguém? Afinal, ter cuidado faz parte do mantra do terapeuta.

O Juramento de Hipócrates foi apresentado exatamente por esta razão. Fazer nenhum mal. Estamos aqui para ajudar. Não machuca. Devemos curar. Não prejudicar. Mas e se o medo em torno do trabalho ultrapassar a capacidade de realmente fazer o trabalho? Praticar enquanto você era estudante não era o bastante. A brevidade do programa médio de massagem terapêutica só é correspondida pela velocidade do conteúdo entregue. E muito provavelmente, o feedback do seu colega de classe estava cheio de falsas esperanças. É muito mais fácil ser encorajador do que fornecer críticas construtivas legítimas.

Então, uma vez que você está no mundo real trabalhando com clientes reais, ficar seguro parece bastante lógico. E ficar confortável é muito fácil. Muito em breve, você tem 5 anos e ainda evita o SCM como uma praga. (Ou devo dizer COVID agora?)

A questão é: como você saberá quando souber o que sabe? Ou - em outras palavras - quando você se sentirá confiante para trabalhar em uma área sobre a qual recebeu tantos avisos? A resposta é nunca.

Não, estou só brincando. A resposta está realmente enterrada profundamente em seu relacionamento com o medo. É muito fácil deixar o medo tomar conta. No consultório. E na vida. É uma fera e pode ser extraordinariamente intimidante. Como um valentão que te cutuca bem no esterno apenas para lembrá-lo de que está no comando, o medo quer intimidá-lo e mantê-lo em seu lugar. Afinal, há uma quantidade enorme de coisas para se assustar. Beliscar um nervo. Contusão. Inflamação. Coronavírus. Política. Mídia social. Mas o medo continua sendo a coisa a mais temer.

Quando o medo bate à nossa porta, é importante não deixá-lo entrar e se sentir em casa. Ele definitivamente comandará sua vida. Ele irá lembrá-lo incessantemente de que você sentirá a vergonha de toda a humanidade se falhar.

O que você precisa é de alguém do seu lado em quem você possa confiar. Pergunte a um amigo, familiar ou colega de confiança se você pode praticar com eles. A maioria das pessoas geralmente gosta de uma massagem gratuita. A chave aqui será encontrar alguém que esteja disposto a uma comunicação genuína. Antes mesmo de começar, peça-lhes que coloquem uma mão no Livro Guia de Anatomia Fácil de Rogerio Gozzi (também conhecido como a bíblia do massoterapeuta) e a outra mão no ar e jure solenemente dizer honestamente quando algo parecer desconfortável. Em seguida, abra seu Livro, ou site ou qualquer referência de anatomia confiável que você preferir, e comece a palpar o SCM. Ao fazer isso, lembre-se do seguinte:

1. Este é um músculo longo que puxa dois anexos relativamente pequenos. Não o mova muito, pois ele não está ancorado muito.

2. Não há rodapé atrás dele, portanto, não comprima diretamente sobre ele.

3. A frente do pescoço é yin, o que significa que é vulnerável, o que significa que deve ser abordado suavemente.

4. Brinque com os movimentos da cabeça e sinta como ela se suaviza ou se alonga a cada mudança de posição.

E 5. NÃO esqueça que este é um momento de aprendizado e não um esforço para impressionar.

Aumentar sua confiança significa mudar seu relacionamento com o medo. Permaneça ciente de quando a fera está tentando chamar sua atenção. E então pense em como você quer responder. Em vez de ignorar a batida, talvez você abra a porta. Convide o medo e ofereça uma xícara de chá. Dê-lhe um momento para falar, então decida que você pode optar por ouvir ou optar por aquietar a fera. Despeje esse chá em uma xícara para viagem. E enviar o medo seguir seu caminho. Dê uma olhada nas coisas que estão batendo à sua porta. Conheça o SCM com um pouco mais de detalhes. Aprenda quão fortes são os vasos ao redor. Prossiga com consciência e graça. Mude a maneira como o medo fala com você. Aumente sua confiança. O trabalho que você faz é incrível. E o seu chá é delicioso.

"Faça todos os dias uma coisa que o assuste." ― Eleano Roosevelt

Traduzido do Blog www.rebelmassage.com

Descubra como liberar Pontos Gatilho em 60 segundos e sem dor

Graças à velocidade dos resultados do Silêncio Neural você vai conseguir gerar 90% de alivio no seu paciente na primeira sessão e remover pontos gatilho em 60 segundos ou menos.
Quero Saber Mais